Navegação
-
Boas Práticas Gerais
-
Componentes da Interface
Componentes da Interface
Navegação
As boas práticas de usabilidade indicam que a navegação deverá ser evidente, uma vez que disponibilizar a melhor funcionalidade ou conteúdo não tem qualquer utilidade se o utilizador não conseguir encontrar essa funcionalidade ou conteúdo.
Algumas regras básicas para a componente de navegação numa aplicação móvel são:
- Não esconder elementos de navegação – devem ser evitados elementos de navegação oculta, como por exemplo a navegação por gestos, porque os utilizadores irão ter dificuldade em identificar essa forma de navegação;
- Navegação consistente - muitas vezes, quem desenvolve aplicações esconde a navegação em páginas individuais. Esta prática deve ser evitada porque pode confundir ou desorientar o utilizador;
- Comunicar a localização atual - uma das maiores falhas no desenvolvimento de aplicações móveis é a falta de indicadores da localização onde o utilizador se encontra na aplicação. Para um utilizador entender para onde quer navegar, este precisa de perceber onde está.
Em geral, é boa pratica apresentar ao utilizador apenas um caminho para cada ecrã. Se o utilizador precisa de ver um ecrã em vários contextos, considere o uso de um alerta, pop over ou exibição modal.
Dica: A melhor solução é utilizar padrões de navegação estabelecidos – como o Tab Bar (para iOS) e Navigation Drawer (para Android). A grande maioria dos utilizadores de aplicações móveis estão familiarizados com os dois padrões de navegação. Quando há uma solução simples, não é preciso repensar tudo.
Fontes e recursos adicionais:
Deslizar na horizontal
O deslizar vertical como forma de interação já é considerado normal para utilizadores de dispositivos eletrónicos. Com a introdução de dipositivos móveis, com espaço de ecrã limitado, o deslizar na horizontal, que antes era considerado confuso, neste momento é aceite como solução bastante útil.
Quando usar o deslizar na horizontal
O deslizar na horizontal funciona bem quando se pretende mostrar um subconjunto de uma categoria. Alguns exemplos:
-
Um catálogo de produtos ou itens, com muitos elementos:
-
Apresentar informação numa área visual muito grande que não é fácil de ver de relance, como por exemplo num mapa.
-
Mostrar secções discretas ou partes de informação em aplicações.
Como usar o deslizar na horizontal
Embora muito útil, o deslizar na horizontal pode ser pouco intuitivo se não for apresentado da forma correta. É necessário indicar a possibilidade de poder efetuar um deslizar horizontal usando dicas visuais.



Indicar o fim de uma lista
Além de perceber que o conteúdo pode ser deslizado horizontalmente, também é importante indicar quando o conteúdo termina e não é possível continuar a deslizar.
A forma mais recomendada para indicar o final do conteúdo horizontal é inserindo um espaço maior no final. Assim o utilizador entende que não há mais conteúdo para o lado, dentro das dimensões expectáveis.

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.