Conteúdo e Navegação

Pesquisa

Devido à densidade da informação dos sítios de internet de organismos públicos, muitos têm na pesquisa a primeira interação com os utilizadores, sendo por essa razão fundamental permitir que a pesquisa se apresente como uma verdadeira alternativa à navegação por menus.

O tipo e complexidade de informação de um sítio de internet de um organismo público, obriga a que muitas vezes os dados que o utilizador procura se encontrem arrumados em várias áreas e nem sempre as mais óbvias para o utilizador, por isso, também aqui a pesquisa assume um papel fundamental ao apresentar as várias pastas onde se encontra a informação que o utilizador procura. 

Por fim, é preciso ter a noção que as nomenclaturas usadas pelos serviços públicos nem sempre são do conhecimento do cidadão por isso é imprescindível que a pesquisa tenha isto em consideração através do recurso a sinónimos e tags.

Em muitos sítios da internet, esta área é a primeira e/ou a última a ser visitada pelo utilizador, por isso é muito importante não só ela estar bem visível como é importante que o feedback que esta dá seja relevante.

 

Resultados ordenados com base no contexto dos conteúdos 

Por norma, os resultados da pesquisa estão ordenados por relevância, no entanto, há ocasiões onde a apresentação por ordem alfabética ou cronológica poderá fazer mais sentido.

 

O que fazer quando a pesquisa não origina resultados 

Nestes casos, o utilizador deve receber a informação que o resultado da sua pesquisa não originou nenhum resultado. Mais, também devem ser dadas ajudas para que este tenha mais sucesso na sua próxima pesquisa, minimizando desta forma a sua sensação de frustração.

 

Tornar a pesquisa visível

Quando o utilizador precisa de fazer uma pesquisa no sítio da internet, não deve ter que começar por pesquisar o campo de pesquisa. Por outras palavras, o formulário de pesquisa deve ser bem evidente. Para que tal aconteça, aconselha-se que este se encontre no topo da página.

Se a caixa de pesquisa for aberta através de um ícone ou link, devemos permitir que o utilizador faça a pesquisa imediatamente, sem precisar de fazer um novo clique.

Nunca se deve recorrer a soluções que dificultem a interpretação do que é a área da pesquisa.