Tabelas
-
Boas Práticas Gerais
-
Componentes da Interface
Componentes da Interface
Tabelas
Habitualmente as tabelas são usadas para apresentar conteúdos complexos e com diversas categorias. A apresentação desta informação torna-se uma tarefa quase impossível quando lidamos com dispositivos móveis com limitações de espaço, como ecrãs de pequena dimensão e resolução.
Algumas regras básicas para apresentar tabelas em dispositivos móveis são:
-
Rodar o dispositivo deveria ser um último recurso - quando se roda o telefone para uma vista horizontal, o espaço ganho em largura é diretamente inverso ao espaço perdido a nível vertical.
-
Indicar claramente se o scroll horizontal é necessário - existem muitos casos onde será necessário disponibilizar um scroll horizontal porque há mais conteúdo do que é possível apresentar. Nestes casos, para se conseguir que seja óbvio para o utilizador a utilização do scroll horizontal, deverá ser apresentado o conteúdo cortado ou em alternativa apresentar setas que indiquem que há mais conteúdo na horizontal.
-
Deixar o utilizador escolher a informação a visualizar - quando o espaço disponível não possibilita apresentar toda a informação, deveremos dar ao utilizador a possibilidade de filtrar a informação, para que possa selecionar a informação útil.
-
Utilizar acordeões para grupos de dados - se o conteúdo inclui dados que conseguem ser agrupados em categorias lógicas, então poderá fazer sentido a utilização de um acordeão. Assim o utilizador consegue ter uma ideia geral do conteúdo, observando as categorias; e ter um acesso mais direto a informação que considera útil.
-
Utilizar ícones e cores - com o uso correto de cores e ícones, o utilizador consegue distinguir os conteúdos da tabela de uma forma mais fácil e comparar dados de uma forma mais eficaz.
Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.