Usabilidade e User Experience

Usabilidade e Acessibilidade

O que é a Acessibilidade Web

Para o World Wide Web Consortium (W3C[1]) acessibilidade é o atributo através do qual “as pessoas com deficiência possam perceber, compreender, navegar e interagir com a web, e podem contribuir para a web”.

A Acessibilidade Web traduz-se pelo conjunto de normas utilizadas na concepção e construção de uma página de Internet, para que esta possa ser acedida por qualquer pessoa, independentemente de esta ter ou não uma deficiência.

 

Diferenças e relações entre os dois termos:

- Um site que é construído com acessibilidade máxima beneficia todos os utilizadores e não apenas os que são portadores de alguma deficiência;

- A acessibilidade é um subconjunto de usabilidade;

- Uma página de internet não é utilizável a não ser que seja acessível;

- Sem acessibilidade não existe usabilidade, mas existe acessibilidade sem usabilidade.

- Os objetivos da acessibilidade são os de aumentar a inclusão de pessoas com deficiência no mundo digital.

 

[1] O World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização internacional (composta por quase 400 membros) que estabelece os padrões de utilização da WWW (World Wide Web).

 

NOTA: Este guia incide nos temas de User Experience / Usabilidade e não de Acessibilidade. Para mais informações sobre Acessibilidade, consulte a página da Fundação para a Ciência e Tecnologia dedicada ao tema – www.acessibilidade.gov.pt – onde encontra vária informação útil, legislação, e ferramentas de validação.